Wybierz region
Wyślij

Inovando no acesso a saúde

A revolução digital continua a ter um grande impacto nos sistemas de saúde em todo o mundo – especialmente quando se trata de melhorar a disponibilidade de cuidadores e dispositivos. Para a Getinge, isso significa maior foco em inovação no fornecimento de soluções que podem ser usadas com mais eficiência.

“Mudanças climáticas, digitalização e escassez de pessoal de saúde são três fatores principais que influenciam nosso trabalho de inovação hoje. Idealmente, podemos marcar todas as três caixas desenvolvendo soluções digitalizadas que reduzem as emissões de CO2 e permitem que a equipe de saúde se concentre ainda mais nos pacientes”, diz Ulf Andersson, vice-presidente de pesquisa e plataformas da Getinge.

O processo de inovação da Getinge é baseado na interação frequente com os usuários ao longo de toda a jornada de desenvolvimento. À medida que as soluções se tornam cada vez mais refinadas, protótipos e variantes são avaliados em conjunto com os clientes para garantir que agreguem valor no final.

“A inovação é um esforço global que envolve todas as funções da Getinge, não apenas nossas equipes de pesquisa na Europa, Estados Unidos e Ásia. Também apostamos em parcerias com universidades, de forma a alargar e fortalecer a nossa perspectiva de investigação em áreas de importância crescente.”

A Getinge vê a digitalização como um facilitador importante para tornar a saúde mais sustentável.

“Assim como muitas outras indústrias, vamos nos mover para modelos de negócios onde as funções de software desempenham um papel maior. Todas as possibilidades de coleta de dados disponíveis para dispositivos conectados abrem possibilidades fantásticas”, explica Ulf.

Dois campos em que ele está confiante de que a Getinge continuará agregando valor e contribuindo para o progresso são a automação e a Inteligência Artificial (IA).

“Algoritmos avançados podem fazer muito, como ajudar os usuários em seu trabalho diário. Ao mesmo tempo, temos que ser humildes ao discutir como a IA pode tomar decisões e operar dispositivos automaticamente. Mudar para a IA também requer validações completas e um desenvolvimento regulatório meticuloso”, diz Ulf. “No entanto, nem tudo é sobre IA. Muitos sistemas de saúde podem ser melhorados com outros tipos de algoritmos ou garantindo a interoperabilidade entre os sistemas. É uma questão de encontrar as soluções mais eficientes.”

Ao longo dos anos, muitas inovações da Getinge foram desenvolvidas principalmente internamente. Hoje, uma era de parcerias abre caminho para novos modelos de negócios e fluxos de receita. Um exemplo é uma colaboração com o setor de telecomunicações, onde a Getinge está estabelecendo seu próprio sistema 5G.

“A transmissão segura de dados é fundamental, e o 5G tem potencial para informações de missão crítica também em redes muito grandes”, explica Ulf. “Nós competimos por orçamentos de saúde com novos players, como gigantes da tecnologia estabelecidos e startups. Nossos clientes investirão em soluções que agregam valor, não importa de onde venham. Requer novas perspectivas para ficar à frente e estamos muito entusiasmados por fazer parte dessa jornada.”