Select region
Submit

Getinge lança o Rotaflow II, uma nova geração do ECMO, sistema de suporte à vida extracorpóreo para pacientes graves, com tecnologia inédita no país

Com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas para suporte à vida extracorpóreo e líder mundial nesta área, a Getinge lança no Brasil o Rotaflow II, uma nova geração do ECMO. A versão anterior do equipamento, o Rotaflow I, foi amplamente utilizada no auge da pandemia de Covid-19 para tratar pacientes com insuficiência respiratória e/ou cardíaca grave, que precisavam de suporte prolongado e de alto nível.

O lançamento no mercado brasileiro está previsto para ocorrer em maio, durante a Feira Hospitalar. O equipamento será exibido no estande da Getinge, no espaço reservado à Cardiologia. Serão feitas também demonstrações, com horários agendados, dos seus diferenciais.

“O Rotaflow II não é apenas um sucessor do Rotaflow I. Ele introduz um conceito complemente novo de suporte extracorpóreo, com vários recursos inteligentes e tecnologia que não tem comparativo atualmente no mercado brasileiro”, afirma Fernanda Freire, Coordenadora de desenvolvimento de Terapias da Getinge na América Latina.

O equipamento é destinado a pacientes críticos para os quais as estratégias de ventilação convencionais não são suficientes ou não apresentam bons resultados. Nesses casos, a nova versão do ECMO pode ser usada como tratamento adicional ou como ponte até a recuperação do órgão doente.

Mais leve e compacto, o Rotaflow II foi desenhado para facilitar o transporte do paciente dentro do hospital e minimizar as dificuldades encontradas pela equipe clínica para movimentar os que estão recebendo suporte do ECMO.

O aparelho possui também uma interface com o quem o opera fácil e intuitiva, possibilitando um uso seguro do sistema. Entre os diferenciais está um sistema avançado de alarmes, com informações complementares e assistência guiada - recursos que ajudam a solucionar problemas graves e fazer uma melhor gestão do paciente.

“Os pacientes críticos necessitam de um apoio extracorpóreo seguro e confiável e uma atenção assistencial de alta qualidade. Os profissionais que operam o equipamento necessitam de uma tecnologia segura, confiável e fácil de usar. Os administradores hospitalares, por sua vez, buscam uma boa relação custo x benefício, com baixa taxa de manutenção e acessibilidade técnica. Tudo isto é oferecido pelo Rotaflow II”, pontua Freire.

Segundo ela, as expectativas em relação ao equipamento na Feira Hospitalar são bastante positivas.  A seu ver, isso se deve principalmente aos ótimos resultados obtidos com o ECMO durante a pandemia e a necessidade do mercado atualizar o seu parque de equipamentos com produtos de alta qualidade.

“Estamos vivendo, neste período de pós-pandemia, um cenário de mudança de conceito. O mercado aprendeu muito com a ECMO e como ele contempla uma ampla gama de suporte cardíaco e respiratório, continuará sendo uma grande ferramenta no apoio a esses pacientes”, destaca.