Select region
Submit

Getinge lança no mercado brasileiro termodesinfectora hospitalar compacta, tecnológica, com alta performance e sustentável

Entre os dias 23 e 26 de maio, a Getinge lançará oficialmente na Feira Hospitalar o seu novo modelo de termodesinfectora hospitalar, a Aquadis 56.

O equipamento foi projetado a partir do conceito de “menos é mais” e introduz uma série de diferenciais no mercado brasileiro: é compacta, ecológica e garante segurança, qualidade e alto desempenho para as instituições de saúde.

As lavadoras hospitalares automatizam o processo de limpeza, desinfecção e secagem de produtos hospitalares e instrumentais cirúrgicos. São o coração das Centrais de Materiais e Esterilização, áreas críticas em termos de controle de infecção hospitalar e segurança do paciente. No caso da Aquadis 56, ela pode processar cargas das mais simples às mais complexas, como as usadas em cirurgias robóticas e procedimentos minimamente invasivos.

“Por ser customizável, ela atende desde clínicas com pequenas demandas de processamento até hospitais de grande porte, com grandes volumes de materiais. É uma lavadora versátil, cujas funcionalidades podem ser configuradas conforme a necessidade.”, afirma Rafael Samartino, especialista de produtos e aplicação da Getinge Brasil para a linha de produtos e soluções para reprocessamento de materiais hospitalares.

Para produzir uma lavadora compacta, eficiente e amigável para o meio ambiente como a Aquadis 56, a Getinge desenvolveu e patenteou duas novas tecnologias. A primeira, monitora a quantidade de água durante todo o processamento e ajusta o uso às características da carga. A segunda, introduz um sistema de fechamento e vedação de portas com menos componentes e, portanto, menor demanda de manutenção.

“Essas inovações reduzem custos e otimizam tanto o uso do espaço quanto de recursos naturais. Mesmo compacta, a Aquadis 56 mantém a qualidade e a eficácia do processo de desinfecção com menor quantidade de água, menor uso de energia e menos agentes químicos, o que leva também a um menor despejo desses agentes químicos no ambiente.”, explica Samartino.

Embora o lançamento oficial só vá ocorrer na Feira Hospitalar – onde a Aquadis 56 ficará em exposição – o equipamento está disponível para venda e uma unidade já foi adquirida por um hospital de São Paulo.

Desde fevereiro, estão sendo realizadas campanhas nas redes sociais e ações de e-mail marketing. Além disso, executivos e representantes de vendas de todo o país estão sendo capacitados tecnicamente para apresentar o equipamento ao mercado.

“Estamos otimistas. Projetos hospitalares parados desde 2019 devido à pandemia estão sendo retomados e, com a volta das cirurgias eletivas, existe demanda para este tipo de produto. Além disso, desenvolvemos um equipamento que mantém a produtividade e a segurança com sustentabilidade e redução de custos operacionais.  É uma boa combinação de fatores.”, destaca Samartino.